Estamos em um ano sabático para conhecer o mundo e a nós mesmos. Para isso manteremos nossos olhos, mentes e corações atentos e abertos por onde estivermos. Toda semana faremos um relato do que passou e por onde passamos. Como tudo na vida tem dois lados, serão duas visões sobre os mesmos momentos.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Feliz Ano Novo

Dentre muitas histórias que ouvimos por ai, gostaríamos de compartilhar uma delas, é sobre o deus hindu Ganesh, um dos mais populares. Primeiro algumas explicações se fazem necessárias. No hinduísmo, que tivemos mais contato na Índia e no Nepal, existem mais de três milhões de deuses e infinitas histórias sobre eles. Muitas vezes a mesma história tem várias versões. A história que queremos contar é sobre o deus Ganesh que tem corpo de homem (um menino), cabeça de elefante (como ele ficou assim é outra história) e o seu veículo é um rato. Além de ser o deus da prosperidade e da fortuna ele também é o guardião do exército celestial. A história é de como ele se tornou o guardião do exército celestial e a versão foi uma que escutamos no Nepal. É claro que não nos recordamos exatamente das mesmas palavras, portanto talvez essa seja mais uma versão das infinitas histórias do hinduísmo.

Diz a lenda que o deus Shiva convocou todos os deuses para uma competição e quem a vencesse se tornaria o guardião celestial. A competição era bem simples: o primeiro que desse uma volta ao mundo seria o vencedor. Ao tomar conhecimento da competição Ganesh ficou muito preocupado pois imaginava que tinha poucas chances de vence-la já que seu veículo era um rato. Sem saber exatamente o que fazer, Ganesh retornou para sua vila onde viviam seus parentes e amigos. Depois de algum tempo junto das pessoas que ele mais queria e amava e de refletir bastante sobre a sua situação, ele acabou percebendo que aquele era seu mundo, que sua vila e as pessoas que ele amava eram sua vida e seu mundo e portanto ele tinha finalizado o desafio. Ao retornar para o local de chegada todos ficaram muito surpresos e queriam saber como ele tinha conseguido completar a jornada de volta ao mundo mais rápido que os demais. Ele contou o que tinha acontecido e o deus Shiva ficou satisfeito com a explicação, proclamando-o guardião do exército celestial.

Portanto, em 2015, nós desejamos a todos vocês que deem várias voltas ao mundo, muitas vezes no ano, estando próximo das pessoas que vocês amam. E mesmo que elas estejam distantes, que vocês sintam que quanto mais longe, mais perto elas estão de nós, em nossos corações e mentes.


Feliz 2015 para todos.

Lucio e Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário