Bom pessoal
Programamos nossa viagem por etapas e dentro de cada etapa temos um momento de parada onde ficamos mais de 2 semana no mesmo local. Pra descansar. Chegamos a nossa primeira parada estratégica: em Santorini, na Grécia. Aqui, alugamos um apartamento de 60m2 (sala com sofá e cama, quarto, banheiro, cozinha e terraço), onde podemos nos sentir em casa, fugir um pouco de restaurantes, cozinhar, beber cerveja mais barata, tirar tudo da mochila, rever se alguma coisa que nós trouxemos não é só peso morto (sai do Brasil com minha mochila pesando 14 Kg), e também aproveitar melhor o lugar. Ver o pôr-do-sol mais famoso da Grécia (várias vezes), conhecer todas as vilas da ilha, ir pra praia sempre que tiver sol... Férias do sabático.
 |
Sala do apartamento |
Em Istambul, desde o último post, ficamos mais 2 dias. Na Sexta, depois de um jantar maravilhoso na quinta, com direito a vinho, sobremesa e café, fomos almoçar no espírito "Na Turquia, como os Turcos": sanduíche de peixe frito, com cebola e alface, na beiro do cais. Custou R$ 6,00 cada. A cozinha é em um barco e as mesas e banquinhos ficam no pier. Se quiser acompanhamento de picles é só comprar na barraquinha em frente (R$ 2,00). Booommm, boomm, bom, não foi. Mas valeu. Nessa noite fomos comer uma pide (pizza esfirra) e voltamos para o hotel. No sábado, nosso dia de viagem, recebemos nossa primeira visita (que também será a segunda): Fabiano e Juliana. De férias, eles vão conhecer a Turquia e a Grécia (onde nos encontraremos novamente). Nos encontramos em frente a Hagia Sofia e fomos caminhando até um restaurante de cozinha otomana que gostamos. Eles estavam praticamente sem dormir depois de uma viagem de mais de 15 horas e com uma diferença de fuso de 6 horas em relação ao Brasil. Mas estavam firmes e fortes, com o espírito e olhos atentos, dispostos a conhecer tudo. Conversamos de tudo um pouco, demos algumas dicas, comemos picolé e fomos caminhando até o Grand Bazar. Lá nos despedimos, pois eles tinham muitas coisas pra conhecer e nós tínhamos um voo para a Grécia. Foi rápido mas foi muito bom revê-los. Obrigado pela companhia e principalmente pela disponibilidade. Nos vemos em breve em Santorini.
 |
Grand Bazar |
Seguimos para o aeroporto e de lá para Atenas onde fizemos conexão para Santorini. Chegamos antes das 7 da manhã. Sabíamos que o hotel só estaria disponível a partir do meio-dia mas nossas preces foram ouvidas e tinha um quarto disponível: com duas camas de solteiro. Nessa altura do campeonato isso era o que menos importava. Eram só dois dias. Queria mesmo era dormir deitado e não mais sentado. Quando decidimos fazer nossa parada estratégica aqui, reservei com bastante antecedência o apartamento, mas durante a viagem, em Israel, decidimos chegar dois dias mais cedo e então reservamos um hotel bem próximo para os dois primeiros dias. Por coincidência as donas do hotel e dos apartamento são irmãs e isso facilitou nossa transferência de um para o outros, também antes da hora prevista. Estamos todos em família.
E já se foram 3 dias por aqui. No primeiro dia fomos andar por ai. Estamos "morando" entre as vila de Fira (capital) e Firostefani. São 600 metros até o centro de Fira e 100 metro até o centrinho de Firostefani. Conhecemos a região andando pelas ruazinhas, e diferente dos "turistas normais" que procuram lojinhas de artesanato, joias e afins, nós procurávamos supermercados, lavanderias, padarias, farmácias etc. Almoçamos em um restaurante com vista para a caldeira e a noite comemos um Girus: churrasquinho grego para os íntimos. Nunca comi um desses no Brasil mas nessa viagem já comi vários (em Israel, na Turquia e agora o original, na Grécia). Muito gostoso, saboroso e vale por uma refeição. Mas até agora o do Israel é o campeão. No segundo dia alugamos um quadriciclo para poder conhecer toda a ilha. Fomos até a praia vermelha que na verdade é mais preta que vermelha. Fomos também para a praia de Perissa (onde tudo acontece no verão), almoçamos peixe e lula com cerveja, e no final do dia fomos para Oia (lê-se Ía) de onde se vê o melhor pôr-do-sol de toda a ilha. Isso se tiver sol. O dia não estava dos melhores, muitas nuvens, sem sol, vento frio, cara de praia em São Paulo no inverno. Mas estamos em Santorini, então mesmo um dia feio é um dia bom. Oia, por exemplo, é a vila mais bonita, chique e fotogênica que já conheci até hoje. É simplesmente magnífica.
 |
Fira |
 |
Firostefani |
Quando chegamos aqui e andamos um pouco vimos que Fira é uma vila Classe A. Queríamos encontrar o lado B da cidade para poder comprar nossos mantimentos. Então fomos pra Firostefani e Imerovigli e descobrimos que ali a classe é AA. Muitos hotéis com piscinas exclusivas por suíte, borda infinita e vista para o pôr-do-sol. Então fomos para Oia. Ali a classe é AAAAAA. Poderia colocar mais alguns As sem medo de errar, mas ficaria repetitivo. Ali para cada lado que você olha é um flash. Acho que não existe lado B nessa ilha. Mas tem Carrefour.
 |
Oia |
 |
Oia |
No terceiro dia fomos para nosso apartamento. E é realmente uma casinha com tudo que se tem direito. Na verdade é último andar de uma casa de três andares onde a dona mora no térreo (abaixo do nível da rua), existe um apartamento no primeiro (no nível da rua) e o nosso. E é aqui que vamos passar os próximos 15 dias. Como o dia estava pior que o anterior, fomos apenas no supermercado comprar comida e bebida e voltamos. Saímos somente a noite para passear um pouco. Hoje o tempo continua feio e frio. O que fazer? Que tal visitar vinícolas? É o que tem pra hoje. Amanhã tem mais. E depois também. E depois também.
Valeu.
Muito legal. Bjs.
ResponderExcluir